Maio/2024

Operations para Fundos de Investimento (Atualizado com a Resolução 175)

Programação 20/05 a 11/06
Carga Horária12h
CategoriaCurso
ModalidadeOnline
ÁreaMercado Financeiro
R$ 3.200,00
até 8x de R$400,00

Sobre

Os Fundos de Investimento atingiram um patrimônio líquido superior a R$ 5 trilhões e se tornou a alternativa de investimento mais popular entre os brasileiros. São mais de 600 gestores de recursos, 80 administradores, 40 custodiantes e quase 50 controladores. Uma cadeia de valor que envolve milhares de profissionais e se relaciona com mais de 19 milhões de contas.

Entender como funcionam os fundos de investimento, quais os processos diários para se apurar valor da cota e patrimônio líquido, qual o papel de cada instituição na linha de produção, os princípios de contabilidade e as boas práticas é essencial para todos que desejam entender o produto, trabalhar em operações e necessitam aprofundar seus conhecimentos para crescer como profissional do setor.

Nesse módulo serão tratados os principais temas de fundos 555, sendo o módulo II reservado para fundos estruturados, ativos no exterior, estudos de caso e aprofundamento de temas mais relevantes.

As aulas serão ministradas ao vivo via Zoom. O módulo é composto de 6 aulas. O certificado somente será concedido aqueles que frequentarem no mínimo 4 aulas.

Os cursos da HB Escola de Negócios fazem parte da PEC (Programa de Educação Continuada) da ANCORD para Agentes Autônomos de Investimento (AAI). Esse curso vale 24 pontos para a PEC da ANCORD.

Faça download do programa completo aqui!

Objetivos

Capacitar profissionais juniores e plenos a desempenhar suas atividades de forma mais produtiva, agilizando a tomada de decisão e reduzindo riscos de erros.

Alavancar o conhecimento de profissionais e pessoas envolvidas com os processos operacionais (back office e middle office) e prepará-las para entender e interagir melhor com suas contra partes.

Metodologia

Serão realizadas aulas expositivas, estudos de caso e debates. Serão utilizadas as metodologias ativas mais adequadas para potencializar o aprendizado.

Público alvo

Profissionais juniores e plenos que trabalhem nas áreas de processamento e operações de fundos de investimento e carteiras administradas, prestadores de serviços, profissionais e estudantes que pretendam atuar nos processos backoffice e middle office, pessoas ligadas a atividade de asset management e investidores institucionais.

Pré-requisitos

O conhecimento básico prévio sobre fundos e as principais rotinas operacionais é necessário.

conhecimentos adquiridos
  1. Overview sobre o setor de asset management e o funcionamento dos fundos;
  2. O papel dos reguladores, autorreguladores e infraestruturas de mercado;
  3. Princípios de contabilidade e precificação de ativos;
  4. Principais despesas e provisões dos fundos;
  5. Os processos internos de boletagem, prematching; processamento das operações de compra e venda de ativos de cotas de fundos;
  6. O papel e a relação entre administrador, gestor, distribuidor, custodiante e controlador;
  7. A dinâmica de processamento e liquidação dos ativos;
  8. Características dos ativos e enquadramento; e
  9. Como calcular a cota de um fundo.

Conteúdo programático

Organizadores

HB Escola de Negócios

Focada em mercado financeiro e investimentos, a HB é uma escola de ensino dedicada a formação de profissionais capazes de tomar decisões em um ambiente formado por padrões regulatórios mais elevados e maior competição.

R$ 3.200,00
até 8x de R$400,00